Header Ads

Últimos Posts
recent

Como alterar o DNS

Como alterar o servidor DNS


Ao fazer a mudança de DNS em sua rede ou computador, você poderá ter benefícios como segurança e menos tempo de resposta de sites e serviços pela web. Veja a seguir como trocar o endereço do servidor DNS em seu computador ou em sua rede.

O que é o DNS?

 O protocolo DNS (Domain Name System) é o responsável por traduzir nomes para IP e o vice-versa, fazendo com que seja possível e simplificada a comunicação entre humanos e máquinas sem que nós precisemos de digitar números para acessar um website, por exemplo.

Como trocar o DNS em seu computador

No ícone de rede em sua barra de tarefas, clique nele com o botão direito do mouse em seguida clique em "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento".

Como mudar DNS

Com a Central de Rede e Compartilhamento aberta, clique sobre a opção "Ethernet" na rede em que se acessa a internet em seu computador, caso haja mais de uma.

Mudando DNS da rede
Será aberta uma pequena janela com três opções, clique na opção "Propriedades".

Altere o DNS em seu computador

Ao abrir o menu suspenso, procure por "Protocolo IP Versão 4", selecione-o e clique no botão "Propriedades" abaixo da lista.

Como mudar o endereço DNS

Irá abrir um painel com opções para modificar a rede em seu computador onde provavelmente as opções de se obter um endereço IP e de DNS estarão marcadas como automáticas. Altere apenas o quadro de baixo, marcando a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS".

servidores DNS

Recomendamos usar o DNS do Google cujo o endereço é 8.8.8.8 para o servidor principal e 8.8.4.4 para o servidor alternativo, ou para o padrão de sua operadora de internet como do Oi Velox que no estado do Rio de Janeiro é 200.149.55.142 e 200.165.132.148. Clicando aqui você encontra uma lista com os endereços DNS das operadoras. Também há outros servidores de DNS que trazem benefícios como segurança e bloqueio de sites perigosos.

Como alterar o DNS de toda sua rede

Acessando o seu roteador que é o servidor DHCP de sua rede você poderá alterar os endereços do servidores DNS em todos os dispositivos que estão conectados nela. Na maioria dos roteadores, o endereço IP para acesso direto é 192.168.0.1, bastando apenas digitar o mesmo na barra de endereços de seu navegador para que seja pedido uma autenticação, se no seu ao digitar você não consiga acessar o seu roteador, cheque o endereço no manual.

Vá até as opções de configurações de DHCP no menu de seu roteador.

Mudando DNS no DHCP

  Será mostrado as opções que você poderá alterar a distribuição automática de endereço IP para cada dispositivo em sua rede, mas caso você não saiba o que está fazendo apenas procure pelas opções escritas DNS e altere para os de sua preferência.

Alterar servidores DNS na rede

Salve as mudanças e se for necessário, reinicie seu roteador.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.